quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Há 42 mil portugueses infectados com sida

O Dia Mundial da Sida assinala-se hoje, quarta-feira, com várias iniciativas pelo país para lembrar uma doença que em 2009 afectava 42 mil pessoas em Portugal, mais 11 mil do que em 2001. No Mundo, a sida já matou 25 milhões.
Este ano, o lema escolhido internacionalmente para assinalar a efeméride está relacionado com os Direitos Humanos, muitas vezes ainda esquecidos em relação aos doentes com sida, segundo as organizações que estão no terreno.
"Esta doença tem um estigma e uma discriminação muito mais sentida do que qualquer outra. Existe ainda a ideia de que se tens sida foi porque quiseste ou tiveste um comportamento que não deverias ter e estás a ser penalizado por isso", explicou a presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS).
Em relação ao tratamento destes doentes, adiantou Eugénia Saraiva, já houve vários avanços, mas "ainda há muito a fazer para lutar contra a discriminação".
"A nível da discriminação não mudou nada em Portugal", concorda a presidente da Associação Abraço, Margarida Martins, que contou um caso que aconteceu há duas semanas numa escola, onde a associação de pais queria "denunciar que estava uma criança com sida na escola".

Ao fim de três décadas do aparecimento da doença, Margarida Martins lamenta que ainda aconteçam estes casos.


2010-12-01 JN

Sem comentários:

Enviar um comentário