quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Número de infectados com VIH baixou 19%

O número de doentes infectados pela epidemia de Sida diminuiu 19% relativamente a 2009, o que acontece pela primeira vez desde 1999.
No "Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia de Sida", divulgado hoje, terça-feira, destaca-se que "desde 1999, ano em que se acredita que a epidemia atingiu, globalmente, o pico, o número de novas infecções diminuiu 19% cento".
Ou seja, em 2009 foram registadas 2,6 milhões de pessoas infetadas com VIH, enquanto em 1999 aquele valor foi de 3,1 milhões de pessoas.
O objectivo continua a ser "discriminação zero, zero novas infeções por VIH, e zero mortes relacionadas com a Sida", através do acesso universal a medidas eficazes preventivas do vírus, tratamento, cuidados e apoio.
Apesar dos ganhos alcançados, o documento recorda que o "progresso futuro depende fortemente de esforços conjuntos de todos os envolvidos" no combate à epidemia.
O relatório dá ainda como exemplo dos avanços registados o facto de 5,2 milhões de pessoas, das cerca de 15 milhões que necessitam de tratamento antirretroviral, e que vivem em países de rendimento baixo ou intermédio, terem actualmente acesso a essas medidas terapêuticas.

JN 2010-11-23

Sem comentários:

Enviar um comentário